Antes de iniciar o seu planejamento anual, pare e pense: Quanto progresso tecnológico foi feito nos últimos anos? Blockchain, inteligência artificial, ensino à distância e muitas outras revoluções não estão necessariamente associadas ao seu mercado, mas afetarão a economia de diversas maneiras.
Como saber de onde vêm, que impacto terão e como criar cenários que mostram como lidar com o impacto nos negócios? Se for inovação, é teoricamente impossível prever, certo?
No entanto, para todas as outras mudanças no setor ou todas as outras mudanças que tenham ocorrido, é uma estratégia necessária desenvolver medidas preventivas para proteger o negócio ou obter resultados com as oportunidades que surgem.
Este é um dos grandes benefícios de ter um planejamento anual para sua empresa: esteja preparado.
O que é o planejamento anual empresarial?
O planejamento anual de negócios é uma ferramenta para determinar seus objetivos de negócios e as etapas que você precisa realizar para alcançá-los. Para entender o caminho a seguir, a primeira etapa é determinar com precisão o ponto de partida.
Portanto, o desempenho do ano anterior deve ser revisto avaliando o plano de negócios do ano anterior ou utilizando os indicadores e indicadores de negócio mais importantes.
Quais objetivos foram alcançados, objetivos não alcançados, eventos evitáveis ou imprevisíveis e as medidas de resposta escolhidas e se vale a pena reexaminar seus resultados, porque eles ajudarão a planejar com mais eficiência.
Dicas de como fazer o planejamento anual para sua empresa
Para desenvolver o planejamento anual da sua empresa, você pode seguir algumas dicas que o ajudarão a realizar essa tarefa. Veja os principais pontos de um bom planejamento:
1 - Identifique os pontos de melhoria
Após a verificação dos resultados do planejamento de negócios anterior, é fundamental determinar quais melhorias ainda precisam ser levadas ao conhecimento dos gestores no próximo ciclo. Isso significa avaliar todos os aspectos do negócio.
Desde o processo financeiro, ao desempenho dos funcionários, ao comportamento empresarial e seus resultados. Todos aqueles pontos com metas claras e resultados abaixo do esperado devem ser mapeados para receber novas estratégias de melhoria.
Nesse ponto, é necessário fortalecer a praticidade de um sistema de gestão completo. Com essa solução, dados e relatórios específicos podem ser obtidos de cada departamento, funcionário ou globalmente, de toda a operação.
Os recursos tecnológicos capazes de agilizar processos, inclusive os burocráticos, gera menos custo, um bom exemplo é o uso do certificado digital que desonera tempo de sua equipe.
2 - Analise a situação do mercado atual
A inovação mencionada no início do artigo não afetará apenas o seu mercado direto, mas também todo o planejamento e controle financeiro da empresa. Portanto, se não for atualizado de acordo com as novas variáveis e fatores influenciadores do negócio, é impossível manter o plano anterior.
Entender o comportamento dos concorrentes, as novas legislações e obrigações tributárias em vigor, e os novos mercados com potencial de negócios são alguns exemplos de prismas que devem ser seguidos neste processo.
3 - Métodos para lidar com variáveis de negócios
O mercado lida com diferentes variáveis. Você precisa fazer uma lista detalhada de todas essas mudanças e criar uma maneira de lidar com elas.
Os cenários de previsão permitem que os gerentes tomem decisões mais eficazes, especialmente quando baseados em números e relatórios estatísticos de suas operações.
4 - Trace metas e objetivos claros
Ao revisar o plano anual anterior, você pode reavaliar as metas e objetivos a serem perseguidos no próximo ano. A situação da empresa, como uma possível internacionalização, deve ser considerada neste estudo, e:
- Objetivo central: envolve uma convergência complexa de resultados menores que têm um grande impacto no negócio. Por exemplo: dominar o mercado em uma determinada área;
- Meta suplementar: representa uma etapa intermediária da meta central. Eles permitem que a administração tenha um entendimento mais claro das ações a serem tomadas neste período;
- Objetivo global: a soma dos esforços conjuntos de todas as esferas da empresa e dos funcionários. Por exemplo: redução do custo do produto em 5%;
- Objetivos setoriais e individuais: orientar cada departamento ou funcionário sobre como trabalhar arduamente para contribuir com o resultado geral. Eles são comumente usados para criar planos de incentivo e comissões.
As metas e objetivos devem ser muito claros, de preferência quantitativos. O uso de indicadores de desempenho para avaliar o desempenho também é essencial.